Mercado Imobiliário - Como avaliar as oportunidades?

Mercado imobiliário – como avaliar as oportunidades

Investir no mercado imobiliário é uma das formas mais tradicionais de aplicação de valores. Geralmente, esta alternativa é a escolha de quem quer fazer render uma determinada quantia que foi acumulada. Também pode se mostrar uma opção atrativa para aqueles que já investem em outros segmentos da economia.

Como principais fatores que chamam a atenção para este investimento, estão sua alta demanda e sua excelente valorização. Sem falar na possibilidade de diversificação do setor. Tudo isso contribui para que este seja um dos principais segmentos da economia no país.

Como avaliar as oportunidades no mercado imobiliário

Apesar de ser um dos investimentos mais seguros que se pode fazer, muitos investidores podem acabar saindo no prejuízo ao não tomar os devidos cuidados. 

A negligência, seja por pouca experiência ou falta de orientação adequada, pode causar muitas dores de cabeça. Para te ajudar a evitar complicações indesejadas, separamos algumas dicas úteis na hora de avaliar as oportunidades: 

Observe os índices e métricas que regem o mercado 

Por se tratar de um investimento, a economia é um fator de grande impacto no mercado imobiliário. Por isso é muito importante acompanhar os índices. Sobretudo neste mercado, onde os ciclos de alta e baixa são mais longos.

O mercado imobiliário é medido por uma série de indicadores. Estes dados podem ser acompanhados mensalmente, em veículos de comunicação voltados para a economia. Ou seja, fazer este acompanhamento não é uma tarefa muito complicada.

Este cuidado é fundamental para avaliar qual é o melhor momento para fazer o investimento. Observando o INCC (Índice Nacional de Custo da Construção), pode-se realizar uma análise do cenário. Se o índice estiver alto, isto significa que o valor dos imóveis sofrerão alta, fazendo com que não seja a melhor ocasião para investir, por exemplo.

Acompanhe as novidades 

O mercado imobiliário passa constantemente por inovações, especialmente no que se refere às alternativas de investimento. Neste contexto, acompanhar o que há de novo no setor é fundamental para avaliar as oportunidades. Além disso, é uma ótima forma de descobrir se vale a pena investir em soluções inovadoras.

Cenários de retomada da economia são os que costumam apresentar mais inovações. Portanto, estamos em um momento onde várias oportunidades interessantes podem se apresentar para quem deseja investir no mercado imobiliário.

Descubra qual opção de investimento é melhor para o seu caso

É natural que a maioria das pessoas pensem que os investimentos no mercado imobiliário se resumem à compra para futura locação ou revenda. Contudo, a economia brasileira oferece inúmeras opções de investimento. Como, por exemplo, a aplicação de bens em títulos e ativos relacionados a empreendimentos habitacionais.

Conhecer as condições de cada oportunidade é extremamente importante antes de tomar qualquer decisão. Utilizando-se da internet ou veículos especializados, é fácil manter-se informado para descobrir qual opção de investimento está mais alinhada ao seu perfil.

Considere seu objetivo de rendimento

Para avaliar melhor as oportunidades, é vital saber qual é seu objetivo de rendimento: se é a médio, curto ou longo prazo. Qual é a prioridade: uma liquidez rápida ou a garantia de retorno? A partir destes fatores é que se traça o caminho de aplicação a ser seguido. 

Observar cada um destes pontos será crucial para o sucesso e segurança do investimento. Quer investir no mercado imobiliário com toda a segurança? Entre em contato e conte com o suporte da Claro Imobiliária.

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *