Decorando ambientes utilizando papel de parede.

Decorando ambientes com papel de parede.

Dar cara nova as paredes da casa ou escritório em poucas horas é possível com a ajuda de um antigo conhecido: o papel de parede. Atualmente contam com novas tecnologias, estão ainda mais práticos e bonitos. Texturas diferentes, efeitos tridimensionais e outras novidades tornam esse recurso ainda mais versátil na decoração.

PP5
Mesmo ambiente mostrando o antes e depois da aplicação de papel de parede.

A aplicação do papel de parede é simples e se comparado com a pintura tem como vantagem não provocar respingos e não deixar odores no ambiente, sem falar na rapidez da aplicação. Com um pouco de habilidade manual e disposição pode-se aplicar o papel de parede até sem a ajuda de profissionais.

Alguns cuidados têm que ser observados antes da aplicação:

A parede tem que estar em perfeitas condições para aplicação do papel de parede. Nada de irregularidades, buracos, texturas ou problemas com infiltração, para garantir a durabilidade do produto.

Escolher o tipo de papel ideal para o seu ambiente, pois as diferenças dos papéis de parede não estão apenas nas cores e padronagens. O material do produto também é variável e pode alterar as configurações de instalação e de ambientes.
Vinílico: Resistente à luz e à umidade, este papel é fabricado em PVC. É a escolha certa para ambientes mais úmidos pois é um material de alta durabilidade e fácil de lavar.
Tradicional: Composto de celulose, este papel de parede é, de fato, um papel. Por essa razão, é recomendado para ambientes secos.
TNT: Este tipo tem a característica de imitar um tecido, embora o material não seja exatamente tecido.

É possível aplicar o papel em todas as paredes de um cômodo ou em apenas uma, dando destaque para uma área específica do ambiente. Quando a opção é de aplicar o papel em todo o ambiente, o ideal é escolher padronagens mais discretas e cores amenas para que o ambiente não fique poluído. Uma dica é sempre buscar o equilíbrio: se móveis e acessórios são coloridos, utilize revestimentos de parede mais neutros.

PP1

Na decoração de quartos de dormir é interessante revestir a parede atrás da cama, criando uma moldura para a cabeceira.

PP2

Tanto em salas de estar quanto em salas de jantar, a aplicação do papel em uma única parede é uma boa idéia para valorizar a decoração sem criar um efeito visual pesado quando combinado com almofadas, sofás, poltronas, cortinas, tapetes e outros objetos. A opção pela aplicação de tons mais neutros em todas as paredes causa uma sensação mais tradicional e aconchegante.

pp3
Em banheiros e lavabos torna-se uma excelente opção, pois são ambientes que geralmente não tem muitos objetos de decoração. O papel de parede pode ser o ponto principal de destaque do cômodo.

PP4

 

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *