SIGNIFICADO

Significado de símbolos na decoração e onde utilizá-los

Decorar seus ambientes preferidos com os objetos que traduzem sua personalidade fica muito mais fácil quando você conhece mais sobre os significados que cada item carrega.
Não importa se você vai decorar por conta própria ou contratar uma empresa para renovar sua casa. Utilizar símbolos na sua decoração faz toda a diferença para criar espaços únicos e que condizem com a sua personalidade.

Por isso, fizemos uma lista com os símbolos mais utilizados ultimamente, explicando seu significado e onde você pode utilizar cada um deles.

1. Âncora

Itens decorativos com imagens de âncora representam força, tranquilidade, esperança e fidelidade. Transmitem a mensagem de estabilidade em meio à situações da vida, já que sua função original é manter barcos seguros e sob controle em meio à tempestades.

Pode ser entendida também como um refúgio, pois seu poder de controlar um navio sempre trouxe esperança e segurança aos marinheiros. Para casais, simboliza companheirismo e fidelidade na vida do outro, o que pode inspirar a decoração de ambientes como o quarto do casal, por exemplo.

2. Ying Yang
Esse símbolo é bastante conhecido em todas as culturas do mundo e representa a união entre todas as coisas do universo por meio de uma representação em que energias opostas se complementam: positivo e negativo, bem e mal, branco e preto, luz e trevas.

Além de significar união, também promove a busca pelo equilíbrio da vida, pois entende que coisas boas e ruins acontecem e forças opostas são inseparáveis em tudo que existe.

Logo, ambientes para lazer e descanso como salas de leitura, escritórios, salas de estar e varandas podem combinar com este símbolo, servindo como inspiração para reflexões sobre dilemas e desafios cotidianos.

3. Mandalas
A palavra “mandala” significa círculo ou completude e sua imagem representa o universo e a procura pela paz interior. Essa busca é refletida pelos padrões que se encontram nestas imagens, provocando a orientação dos pensamentos.

Sua composição carrega uma série de características como compaixão, gentileza, serenidade e proteção.

Espaços zen geralmente são decorados com imagens de mandalas, que trazem cor e muito significado ao ambiente.

4. Infinito
O símbolo do infinito exprime amor, eternidade, equilíbrio e divindades. Na cultura cristã, é a representação do amor eterno de Jesus Cristo a seus fiéis.

Sua composição é simples, parecido com um oito deitado fazendo um traçado contínuo. Diz respeito à inexistência de início, meio e fim.

Este símbolo traduz significados positivos e pode ser utilizado em cômodos da casa em que você recebe visitas, salas de estar, lounges e espaços de interação social.

5. Filtro dos Sonhos
Provenientes da cultura indígena, carregam muita representatividade. Seu objetivo é capturar e filtrar pesadelos ou influências ruins que podem perturbar o sono, então é muito utilizado em quartos ou varandas com espaço para descanso.

Sua composição carrega um significado em cada elemento, sendo eles:
Aro circular: exprime o círculo da vida e eternidade;
teia: os fios entrelaçados representam a alma, bem como as escolhas e caminhos da vida, nosso livre arbítrio e relações interpessoais;
centro: diz respeito a um princípio criador, a força do universo e seu eu interior;
penas: simbolizam o ar ou a respiração, essencial para a vida humana;

Os filtros dos sonhos também são bastante utilizados em objetos pessoais como estampas de roupas, chaveiros e até mesmo tatuagens.

6. Olho grego
Muito reproduzido em itens de decoração, o olho grego equivale a energia positiva e boa sorte, além de limpeza, saúde, luz, paz e principalmente proteção contra todos os males.

É comumente utilizado como amuleto, e pode ser utilizado na entrada da casa ou pendurado ao lado de fora. Para aqueles que acreditam na força do olho grego, a peça é fundamental para afastar mau agouro e inveja.

7. Caveiras
Decoração com caveiras comuns ou mexicanas são estilos mais preferidos pelos jovens para dar um toque pessoal no quarto, sala de estudos, paredes, acessórios, almofadas, entre outros elementos.

Seu significado geral diz respeito à mudanças, transformações e início de novos ciclos. Por si só, representa a mortalidade em si e a transição da passagem pela vida.

Apesar de ser conhecido como indicativo de perigo (veneno, tóxico, perigo, morte), a imagem da caveira também afirma a superioridade humana e força de pensamento, e pode ser entendido como algo imperecível e que emana sabedoria.

8. Flor de Lótus
Pode ser associada a cultura religiosa do budismo, mas também possui significação à parte, como pureza, perfeição, sabedoria, energia e prosperidade.

Sua imagem é utilizada em diversas cores, sendo que cada uma delas carrega um significado em particular. Como é um item mais colorido, geralmente decora espaços ao ar livre como varandas ou piscinas, mas pode ser utilizado em áreas comuns para promover a harmonia do local.

Existem muitos outros símbolos utilizados para decoração de ambientes, cada qual com uma significação única e que exprime a personalidade dos moradores. No final das contas, o que importa é criar espaços únicos que proporcionem bons momentos à você e sua família!

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *