jardim-de-inverno

Como decorar um jardim de inverno

Casas e apartamentos podem ter espaços comuns transformados em ambientes incríveis e aconchegantes. Estamos falando dos jardins de inverno, ou jardins internos, que combinam criatividade e bom gosto para tornar qualquer área em verdadeiras inspirações.

Existem diversas maneiras de montar e decorar um jardim de inverno em sua casa ou apartamento, e hoje listaremos algumas dicas de itens, materiais e plantas que podem ser utilizadas na customização desse espaço.

Os jardins de inverno têm se popularizado principalmente em imóveis que não possuem quintal, e é uma alternativa moderna para quem não abre mão de cultivar plantas, flores e folhagens em casa.

O espaço

Um jardim de inverno, na maioria dos casos, não exige metragens muito grandes para ser instalado. É aconselhável apenas que o local escolhido receba uma boa iluminação natural, para auxiliar no cultivo das plantas. Você pode utilizar portas de vidro para separar o jardim dos outros cômodos, bem como integrar partes da casa e fazer ambientes conjugados.

Plantas

As folhagens escolhidas são responsáveis pelo paisagismo do seu jardim de inverno. Além de escolher por plantas que sejam do seu gosto, dê preferência à espécies mais resistentes e que sejam adaptáveis a ambientes artificiais. Alguns tipos de plantas, flores, árvores em miniatura e folhagens podem durar mais tempo e exigir menos manutenção do que outras. É o caso da palmeira Raphis, por exemplo, bastante utilizada para paisagismo de jardins de inverno. Também são indicadas: lírio da paz, espada de são jorge, pacová, ráfias, yucca e dracenas. Essas plantas são facilmente encontradas em lojas especializadas de casa e jardim, materiais de construção e lojas de segmento similares de decoração.

Objetos

Os itens que podem ser utilizados para a decoração de um jardim de inverno são muitos, e você poderá escolher aqueles que mais se adaptarem à decoração já existente na casa ou apartamento. Algumas pessoas preferem o estilo rústico, com toras e móveis em madeira, cascas de pinho e fontes. Contudo, o estilo contemporâneo também pode ser utilizado para decorar esses espaços, utilizando pedras decorativas, suportes verticais, luminárias de parede (arandelas), correntes e outros itens mais modernos.

Manutenção

Fazer a manutenção de um jardim de inverno é uma tarefa simples mas que exige atenção periódica, principalmente se o local for aberto. É necessário cuidar da adubação das plantas, bem como remover suas folhas secas e aplicar fungicidas quando necessário. Também é muito importante que todos os moradores da casa verifiquem o acúmulo de água parada que essas áreas podem ter, fazendo a manutenção correta e se livrando de possíveis focos de mosquitos transmissores de doenças como a dengue.


Para quem gosta de cultivar plantas e relaxar, os jardins de inverno são uma ótima opção para decoração e personalização de ambientes internos. Além de trazer um novo clima ao local, pode ser uma alternativa econômica dependendo dos itens selecionados para decoração. Vale a pena o investimento para ter espaços lindos como esse em sua própria casa ou apartamento!

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *