Vai viajar? Saiba quais são os cuidados com a casa quando estiver ausente

Estamos em período de férias escolares e várias famílias decidem viajar para aproveitar melhor os dias de folga. Sair de férias é sinônimo de diversão e relaxamento, principalmente se você sabe tomar os devidos cuidados com a casa que fica sozinha enquanto todos estão ausentes.

No geral, essa é uma preocupação de muitas pessoas que estão em viagem, pois ficam a todo momento com a sensação de que a casa não está segura, que podem estar sofrendo um assalto naquele momento, ou ainda que esqueceram o gás aberto.

As dicas para deixar a casa segura em períodos de ausência são simples e podem ser feitas por todos da família. A regra geral é atenção e precaução na hora de fazer as malas e sair de casa. Abaixo você pode ler com mais detalhes cada uma das instruções que sugerimos para ter a viagem tranquila que você e sua família merecem.

1 – Fechaduras

Pode parecer óbvio, mas fechar a casa tende a ser uma das maiores preocupações de quem se ausenta por muito tempo. Ficar com a dúvida de “será que eu fechei aquela janela” está longe de ser uma das coisas que você quer pensar durante as férias, não é mesmo?

Depois que fechar todas as portas e janelas, verifique novamente antes de sair. Outra maneira de garantir que tudo está devidamente fechado e trancado é pedir que outra pessoa confira para você, pois você pode passar despercebido pelo mesmo lugar duas vezes e não se dar conta de algo aberto.

2 – Cadeado

Se a sua casa possui um cadeado para fechar o portão, fique atento para não deixá-lo virado para fora quando sair, pois isso levanta suspeitas de que não há ninguém na casa.

3 – Sistemas de segurança

Para residências que possuem sistemas de segurança, além de revisões periódicas para certificar de que tudo está funcionando bem, a orientação é que todo o sistema seja testado novamente antes de sair para viajar. Também é bom orientar os vizinhos sobre como é o sistema de alarme da sua casa, para que no caso de uma invasão todos possam estar atentos.

4 – Visitas

No caso de viagens mais longas, a recomendação é que o proprietário deixe a chave da casa com algum parente ou amigo próximo. Esse visitante poderá entrar na casa pelo menos uma vez por semana para abrir as janelas, arejar os ambientes e conferir se está tudo em ordem. É importante lembrar que colocar a chave em “esconderijos” para o visitante não é uma boa ideia, visto que geralmente os locais para deixar as chaves são bastante óbvios e facilmente encontrado por criminosos.

5 – Correspondências

Caso ninguém possa visitar a sua casa enquanto estiver fora, deixe a chave com algum de seus vizinhos e peça que pelo menos recolha sua correspondência. Isso é importante pois o acúmulo de cartas e jornais em frente a casa deixa muito aparente que não há ninguém no local. Dependendo de quanto tempo durar sua viagem, é interessante até mesmo cancelar assinaturas de revistas e jornais para evitar o acúmulo.

6 – Eletrônicos

Antes de colocar o pé na estrada, é muito importante que todos os aparelhos eletrônicos da casa sejam tirados da tomada. Isso previne acidentes graves, como incêndios causados por curtos circuitos e raios.

7 – Luzes

O hábito de deixar alguma luz da casa acessa para simular a presença de moradores pode não ser uma boa ideia caso o local fique muitos dias sem ninguém. Isso porque a luz acesa vai acabar chamando a atenção, principalmente durante o dia. A sugestão para resolver esse problema é instalação de um timer para as lâmpadas, ou a inserção de lâmpadas com fotocélulas, que acendem sozinhas quando escurece.

8 – Campainha

Outra medida de segurança é desativar a campainha da casa, se houver. Se alguém apertar e não tocar, é mais provável que a pessoa considere que a campainha está estragada do que o fato de não ter ninguém lá para entender. Caso contrário, quando a campainha permanece ativa e alguém toca insistentemente, logo vai entender que a casa está vazia e isso pode ser perigoso.

9 – Portas

Trancar todas as portas internas também é uma boa sugestão, pois dificulta a circulação na casa se alguém conseguir entrar por algum lugar.

Seja em período de férias escolares ou qualquer outra viagem, esses cuidados podem ajudar você a passar os dias mais tranquilos, sem se preocupar com surpresas ou prejuízos quando estiver de volta!

Compartilhe conosco caso você tenha algum outro cuidado que não listamos aqui e boas férias!

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *