8-dicas-praticas-para-se-manter-saudavel-durante-o-inverno (1)

Como deixar sua casa aquecida nos dias de inverno

As temperaturas estão caindo e com elas diminui também a vontade de sair de casa, não é mesmo? Nossa cama, poltronas e sofás proporcionam momentos de conforto e bem-estar, principalmente em estações mais geladas como o inverno.

Mesmo que a vontade de ficar em casa seja grande, temos muitos compromissos em nosso cotidiano que nos impedem de curtir o conforto de uma casa quentinha. Apesar de nem todos possuírem um bom ar condicionado em casa, existem outras formas de manter qualquer cômodo da casa aconchegante e aquecido.

Veja abaixo a lista de práticas simples do dia a dia que podem ajudar você a manter qualquer ambiente agradável nesse inverno.

1- Use tapetes

Além de usar ao lado da cama, para não pisar no chão gelado ao levantar, utilizar tapetes em toda a casa ajuda a reter o calor que pode ser liberado por um aquecedor ou mesmo o calor do sol. Escolha tecidos e materiais felpudos de tecidos quentes para manter os ambientes aquecidos. O mesmo vale para corredores e banheiros que geralmente costumam ser mais gelados por conta do piso ou falta de móveis.

2- Mantenha cômodos em desuso com as portas fechadas

Se a sua casa possui quarto de visitar ou despensa com porta, o ideal é manter esses lugares menos utilizados com as portas fechadas. Esses cômodos podem ser vistos como um local a mais para que o ar frio desemboque em outros cômodos da casa, tornando toda a residência mais gelada e criando corredores de vento frio.

3- Capas para sofá

Outra dica é utilizar capas nos sofás de tecidos mais quentes, assim como mantas. Essa é uma ótima maneira de deixar os lugares mais confortáveis, e dependendo do tecido, é mais rápido de esquentar – tanto o sofá quanto o corpo de quem está sentado ou deitado.

4- Roupas de cama

Existem muitos truques para deixar a cama aquecida, desde bolsas térmicas em baixo dos cobertores até mesmo mantas térmicas podem ser utilizadas para deixar o local quente. A dica aqui também é procurar por colchas e lençóis de tecidos mais quentes, como soft, plush ou micro fibra. Você também pode passar o ferro quente sobre a cama um pouco antes de dormir para não se deitar diretamente sobre a cama fria, que demoraria mais tempo para esquentar.

5- Aquecedores

O uso de aquecedores elétricos está cada vez mais comum em casas e apartamentos, apesar do adicional que traz ao consumo de energia no mês. Contudo, em temperaturas muito abaixo, o aquecedor se torna o melhor amigo dos moradores da casa. Alguns cuidados são necessários para sua utilização, assim como qualquer aparelho doméstico. Seguindo algumas dicas de como manter os ambientes aquecidos, você não precisará deixar o aquecedor ligado durante todo um período, por exemplo. É uma ótima pedida para casas ou apartamentos que possuem poucos móveis ou são muito amplos.

6- Fogão/forno

Ao utilizar o fogão (elétrico ou a lenha para quem possuir) ou forno (elétrico ou à gás), uma dica é deixar a porta da cozinha aberta para que o calor possa atingir os outros cômodos da casa. Além disso, para dias ou noites de frio mais rigoroso, você pode acender o forno e deixá-lo com a tampa aberta para aquecer o ambiente em que está. Deve-se tomar os devidos cuidados com o excesso de calor e verificar a liberação correta do gás para esse procedimento, mas pode ser uma boa alternativa quando esfria demais.

7- Almofadas

Colocar almofadas de tecidos quentes em sofás e nas camas também pode ajudar a manter o local aquecido pois esses seguram o calor e deixam os assentos mais confortáveis. Você pode aproveitar para mudar a decoração de sua sala de estar ou quarto adquirindo capas coloridas para suas almofadas e dando um novo ar para sua sala.

Essas dicas são apenas algumas recomendações que trouxemos para que o frio tenha solução. Sua casa pode ficar ainda mais aconchegante no inverno! Aproveite.

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *