blog01

9 dicas infalíveis para organizar seu guarda roupas

Manter uma casa bem organizada é uma tarefa que exige a atenção diária de todos os moradoras. Muitas vezes na correria da rotina, a bagunça vai acumulando na sala, nos quartos, banheiros e quando percebemos toda a casa está em desordem. O que fazer?

Alguns estudiosos dizem que quando conseguimos manter nosso espaço organizado, nossa rotina flui melhor pela harmonia do ambiente em que estamos. É muito raro que alguém se sinta bem ou confortável em um lugar bagunçado, onde a cabeça fica confusa. Por isso, para que possamos desenvolver a habilidade da organização, o ponto de partida é com certeza nosso quarto.

O quarto é o local da casa que mais merece nosso cuidado, pois é onde descansamos, encerramos e iniciamos o dia, temos momentos prazerosos e confortáveis. Geralmente, os itens que mais causam a desorganização do quarto são roupas e sapatos que estão fora do lugar. Então, como forma de auxiliar na arrumação desse cômodo tão importante, separamos algumas dicas infalíveis para organizar e manter o guarda roupa em ordem.

1- Visão geral

Antes de começar, tire tudo de dentro do guarda roupa e limpe. Após isso, separe as peças em pilhas de “sim”, “não”, e “talvez”. Essa visão geral de tudo que você tem pode ajudar a escolher quais peças serão colocadas em lugares mais fáceis, quais serão guardadas para ocasiões especiais e também vai ajudar a se desfazer do que você não usa mais.

Quando terminar a pilha do “talvez”, experimente as peças e avalie se a possibilidade de usar aquela roupa é realmente verdade. Muitas vezes guardamos algo que pensamos usar em um dia que nunca chega. Praticar o desapego nessas horas é importante para liberar mais espaço em sua nova organização.

2- Separação das peças

Agora que você já decidiu o que vai voltar para o guarda roupa, é hora de separar as peças. Calças (jeans, moleton, legging’s e outros tecidos), camisetas com variação de mangas, blusas, casacos de fio, segunda pele, meias-calça e tudo o mais que houver. Deixar as peças separadas por tipo ajuda muito na hora de escolher o que quer vestir, pois você sabe exatamente onde pegar as roupas que quer usar.

3- Níveis do guarda roupa

Quando estiver ainda separando, não coloque calças, camisas, shorts e casacos no mesmo nível do guarda roupa. O ideal é organizar colocando peças de cima (blusas, casacos, lenços, luvas, toucas) na parte de cima do armário, e peças de baixo (calça, saias, shorts, sapatos) na parte de baixo.

large-22

Essa disposição faz com que você tenha uma visão mais clara do que vestir quando precisar escolher algo em cima da hora, por exemplo.

4- Pijamas

Dobre e guarde os pijamas completos juntos e em uma gaveta separada. Fica muito mais fácil de encontrar depois de um dia cansativo no trabalho. Além disso, você não mistura com outras peças de roupa que já tem o seu perfume, por exemplo. Deixar os pijamas limpos e sem cheiros faz toda a diferença na hora de vesti-los para ter uma ótima noite de sono.

5- Caixas

Em suas gavetas, você pode usar separadores prontos para organizar calcinhas, cuecas, meias e outras peças. Uma opção alternativa para esse modo de organização é fazer separadores com caixas de papelão e colocar à sua maneira nas gavetas que desejar. Crie os espaços necessários e mude ou retire sempre que quiser. Super versátil!

maneiras-de-organizar-o-closet-8

6- Gavetas

Caso você não guarde as blusas em pilhas de roupa e sim em gavetas, o ideal é separar por tipo de peça: regatas, camisetas de manga curta, comprida, ¾, suéteres e assim por diante. Essas separações são o principal truque para manter tudo organizado, e também tornam tudo mais fácil de encontrar.

7- Cabides

Um ótimo truque é com o uso de cabides. Você pode multiplicar o espaço do seu armário usando anéis de latinha para pendurar mais de um cabide junto!

dicas-para-organizar-guarda-roupas

Além de ser uma opção super econômica, permite que você deixe apenas uma peça em cada cabide (que é o ideal para não amassar) e economize espaço para outros casacos de inverno ou qualquer outra coisa que queira guardar para aproveitar o espaço. Muito prático.

8- Organizar

Os organizadores estão disponíveis em lojas especializadas nos mais diversos formatos, atendendo as necessidades específicas de cada armário. Você pode usar organizadores de sapatos (para calçados mesmo ou para bolsas), cabides para gravatas e cintos, além de caixas organizadores para joias e perfumaria. Deixar os itens juntos em lugares específicos faz com que você não perca nada e encontre tudo mais facilmente.

gaveta-4

9- Doações

Depois de finalizar sua organização, separe o que não tem mais uso para você e destine para doação. Com certeza existem pessoas precisando de peças que você não quer mais, independente do clima. No inverno, em especial, podemos fazer doações que são muito importantes na vida de pessoas menos favorecidas. Em outras estações também podemos praticar o desapego e doar da mesma forma. Além de você ganhar espaço no seu guarda roupas, ainda faz uma boa ação ajudando a vida de outras pessoas!

doar-roupas-ajuda-a-manter-estilo-impecavel-1374072678185_615x300

Colocando as dicas dessa pequena lista em prática, você estará dando o primeiro passo para cultivar o hábito da organização. Depois de tudo pronto, se policie para manter tudo em ordem, sempre colocando as coisas de volta no lugar apropriado. Se você tem filhos, essa é uma ótima oportunidade de dar um bom exemplo e ensinar um bom hábito para a família.

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *