Modern couch in a vintage living room

Como combinar cores nos ambientes? Confira essa dicas infalíveis!

Aprender a combinar cores nos cômodos da sua casa não é uma tarefa tão simples quanto parece. Hoje você vai conferir algumas dicas que selecionamos para que você possa encontrar as cores ideais e dar mais vida à seus ambientes. 

As cores de um local definem a relação das pessoas com os ambientes e isso pode ser facilmente notado em casas, apartamentos ou escritórios. Sabemos que cada cor carrega uma informação e isso não é só para as roupas que vestimos. A forma como decoramos nossa casa também diz muito sobre nós.

Fazer combinações entre itens de decoração e cores nas paredes é uma tarefa que precisa ser planejada. Por exemplo: se você tem um ambiente pouco espaçoso em seu apartamento, o ideal é não usar cores fortes na parede, pois tons como vermelho ou azul escuro vão fazer com que o lugar pareça menor ainda.

Nossa primeira dica então é: use cores claras em ambientes menores, como tons pastéis, por exemplo. Você poderá facilmente abusar nas cores da decoração quando a cor da parede é mais neutra.

Identificar cores para seus objetos de decoração vai depender muito do seu gosto. Contudo, existem regras de uso de paletas de cores que podem auxiliar na escolha. Veja a imagem abaixo:

Essa linda sala de estar, além de ser muito bem iluminada, casou duas cores que combinam muito bem: amarelo e azul. O amarelo é uma cor alegre, brilhante e quente. Já o azul sempre passa sensação de ordem e conforto. Combinar os dois tons casa essas percepções no ambiente e deixa mais aconchegante e convidativo.

Se você é fã da cor azul, saiba que seus diversos tons combinam com outras cores quentes e deixam os cômodos com uma identidade única. Usar azul mais claro com laranjado, por exemplo dá o mesmo efeito de alto astral e conforto de uma maneira muito harmoniosa.

A próxima sugestão pode ser utilizada em casa, para quem tem um home office ou pode também encaixar perfeitamente no seu escritório. Cinza e amarelo são cores que conversam muito bem entre si, passam alegria e seriedade e dão um ar cool a qualquer ambiente. Na verdade, o cinza é um tom que se aproxima do preto e por isso é usado como cor coringa em muitas ocasiões. Você também pode considerar utilizar cinza quando estiver em dúvida, pois dificilmente esse tom ficará disforme de outras cores utilizadas.

Pensando em ousar um pouco mais na decoração? Você pode experimentar casar três cores diferentes em ambientes mais espaçosos, como marrom, laranja e azul. Essa combinação gera um ambiente moderno e sofisticado.

Se quiser trabalhar com cores mais parecidas, você pode utilizar tons de azul e verde, por exemplo. Em um círculo cromático essas cores se complementam, criando um ambiente incrível. Além de demonstrar bons gosto, inspira tranquilidade e harmonia a qualquer lugar.

Agora, se você não quer exagerar muito, pode investir em mosaicos na parede ou detalhes em pastilhas. Na verdade, um dos maiores erros na hora de decorar o ambiente é exagerar demais ou ter medo de arriscar demais. Geralmente, quem exagera cria ambientes conflitantes e desconfortáveis. Por outro lado, quem tem medo de arriscar nas cores pode criar ambientes pálidos e sem graça.

No final das contas, vale lembrar que nem sempre sua cor favorita é a mais utilizada na sua casa, pois no momento da decoração você vai escolher aqueles tons que mais combinam com seu estado espírito atual. As cores dizem muito sobre nós e como vemos o mundo, então junte essas dicas e monte um ambiente exclusivo em sua casa, apartamento ou escritório!

Gostou? Deixe seu comentário e não deixe de acompanhar as próximas publicações em nosso blog!

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *